Se o mundo muda, mudemos também

O novo coronavírus afetou o mundo inteiro de tal maneira que revirou e alterou todas as estruturas sociais. E agora, começam as projeções para o futuro, em que, dizem estudiosos e especialistas que nada será como antes.

Novos hábitos, novas posturas, novos protocolos. A crise causada pela Covid-19 e a própria doença, ainda sem cura, exigem de todo mundo mais consciência e farão com que enxerguemos o mundo de maneira diferente.

Teremos que nos acostumar a novos hábitos: uso de máscara em locais públicos, higienização reforçada e manutenção do distanciamento são algumas delas. O brasileiro é, por natureza, a favo do contato, do abraço, do beijo. Essas atitudes, certamente, serão desencorajadas ainda por certo tempo. Entendamos: com o cenário que se desenvolve, manter distância e evitar o toque pode ser uma das maiores demonstrações de afeto e cuidado. Acima de tudo, é necessário um esforço coletivo para que possamos proteger o maior número de pessoas.

Já olhando para o futuro sob o prisma econômico, o mercado tem sofrido e ainda vai sofrer profundas mudanças. Com o fechamento do comércio, muitas empresas e empreendedores foram forçados a adotar os meios digitais de venda e comunicação com o cliente. O que poderia ser um incômodo para alguns, mesmo por falta de conhecimento, é uma enorme oportunidade de desenvolvimento. A internet conecta pessoas ao redor do globo, expandindo as possibilidades de negócios.

O marketing digital, nesse contexto, ganha especial importância no traçado de estratégias online. E esse será um movimento sem volta. As empresas precisam revisar seus modelos de negócio, a fim de se adaptarem à nova realidade.

O mundo está passando por todas essas e muitas mudanças, mas nenhuma delas valerá se também não mudarmos nosso interior, nossas crenças e atitudes. Portanto, um momento de reflexão, e de olharmos para si mesmos.


Imprimir  

Postagens Relativas