Importância da identidade visual, logo e materiais

Todas as pessoas possuem um conjunto de características, seja pelo nome até aspectos da personalidade e aparência, os quais os fazem serem lembrados e reconhecido pelos outros.

Por isso a importância de uma boa identidade visual na estratégia de qualquer negócio deve ser vista como prioridade.  Para que uma marca seja igualmente reconhecida positivamente e, como consequência, tenha sucesso em seu nicho de atuação, é preciso defini-la e destacar suas melhores qualidades a fim de deixá-la única e interessante.

A  identidade visual é uma construção de vários elementos gráficos e visuais responsáveis por criar uma atmosfera a respeito de quem é a empresa, quais são seus valores e até mesmo como ela vê o mundo e a sociedade.

Por isso, quanto melhor, mais caprichada e compreensível for a estratégia, mais espaço a marca ganha no dia a dia do consumidor. Existem empresas que trabalham sua identidade visual tão bem ao ponto de serem reconhecidas apenas por suas cores.

Alguns dos principais elementos que compõem o desenvolvimento de uma identidade visual são a logomarca, paleta de cores, materiais de divulgação (flyers, cartazes e outdoors, por exemplo) e, mais recentemente, elementos das redes sociais como imagens dos posts, e a capa.

É importante trabalhar com a identidade visual por vários motivos, mas um dos principais é que, com ela, é possível definir de forma visual, prática e “a primeira vista” quem é a empresa.

A identidade visual leva ao reconhecimento e valor de uma marca: quanto maior é a presença dos elementos na vida de alguém, maior será a sensação de proximidade e até mesmo necessidade em relação aos produtos ou serviços oferecidos.

Com o tempo, aquela identidade ganhará um espacinho guardado no cérebro do consumidor, transformando o processo de escolha (favorável à marca) em algo praticamente automático.

A marca (ou brand, em inglês) de uma empresa é basicamente seu logotipo. A logomarca de um negócio é a representação visual de quem ele é e como ele quer se posicionar no mercado. Existem logos mais tradicionais, modernas, ousadas ou conservadoras, e todas as variações presentes nelas dizem muito sobre a empresa em questão.

Quando trabalhamos o conjunto de identidade visual, branding e marca de forma estratégica, fica muito mais fácil se inserir e se estabelecer em um mercado de forma espontânea, gerando fiéis clientes e promotores daquele produto ou serviço.


Imprimir  

Postagens Relativas