O pequeno varejo no mundo digital

O anúncio de uma pandemia escancarou diversas lacunas no mercado mundial. Uma delas foi a da falta de presença digital das empresas de vestuário, em sua maioria, compostas por pequenos e médios empresários. Para não terem que fechar as portas e amargar um prejuízo incalculável ao setor, diversos gestores buscaram se atualizar e entrar no ambiente online.

A transformação digital na indústria da Moda tardou, mas chegou trazendo grandes lições aos empresários.

O pequeno varejo, como um todo, sempre esteve muito distante da internet, principalmente o de roupas. O fechamento das lojas apenas antecipou a necessidade destes varejistas em atualizar-se. Em função do menor capital, esses negócios estão muito vulneráveis neste momento.

A orientação foi de não haver demissões e investirem nas redes sociais para tentar manter, pelo menos, o mínimo de vendas enquanto a situação econômica não melhora. Para estes empreendedores, vendendo o que vendia na loja física era suficiente, mas o isolamento social mostrou que apenas isso não era mais suficiente.

Canais de venda

A quarentena intermitente e a incerteza de abertura de comércio atrapalharam esses pequenos lojistas, mas os motivou a correr atrás de inovações. Hoje, o empreendedor que não possuía contato com digital passou a ter e estar presente nas redes sociais ou ainda criou site próprio. Há ainda os que se inseriram em marketplace (inclusive os próprios do setor de moda) ou pelo Instagram fazendo venda direta.

 A maior parte do segmento de moda já está inserido nas redes sociais e utilizando venda direta, eles são MEI, pessoas que fazem compras em atacado e fazem venda direta. Já era algo importante e se tornou mais ainda e se tornará cada vez mais fundamental para existência do negócio. Isso expande as capacidades do empreendedor.

O interesse dos empreendedores em buscar a transformação digital fez com que o setor evoluísse 50 anos em cinco dias. O maior desafio, no entanto, é fazer a gestão em digital e ter conhecimento das ferramentas corretas, porque geralmente é o dono ou alguém da equipe que cuida da presença na internet, poucos terceirizam com um profissional porque envolve um custo que ele não está preparado. Muitos não possuem conhecimento nenhum no online,

As mudanças no setor estão apenas no início e impactarão diversos nichos dentro da Moda, porém com os investimentos no digital, esse impacto deverá ser menor.

Postagens Relativas