Pequenas empresas têm sido transformadas com o marketing digital

Nos últimos anos empresas de porte pequeno a médio têm observado uma forma muito eficiente de divulgar seus produtos e serviços e atrair clientes: o marketing digital.

E isso não é sem motivos. Segundo dados de 2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 69,8% da população brasileira possui acesso à internet, o que corresponde a praticamente 2 terços da população total.

No ranking mundial, os brasileiros são os segundos a passar mais horas por dia navegando na internet, chegando a cerca de 9 horas e 29 minutos e perdendo apenas para as Filipinas, segundo pesquisa divulgada pela Data Reportal, com dados da We Are Social e da Hootsuite. E esses números só tendem a crescer, o que indica que a presença na internet se faz mais e mais necessária, afinal de contas, a probabilidade do público de diversos segmentos estar no meio online é praticamente certa.  

Cada vez mais empreendedores responsáveis por pequenas e médias empresas têm se beneficiado por estratégias na internet, um campo de veiculação muito mais barato em relação às mídias tradicionais, como TV, rádio, revistas, etc. É claro que uma mídia não exclui a outra, mas os números acima mostram que não estar na internet pode tornar um empreendimento quase que invisível. 

No entanto, estratégias na internet requerem tanto cuidado no planejamento e execução quanto às outras, já que é muito fácil "viralizar" de forma negativa ou de se perder no mar de informações oferecidas na web. 

Uma estratégia de marketing digital eficaz é aquelas capaz de fazer com que as marcas se destaquem positivamente entre tantas outras do mesmo nicho, pois as pessoas agora possuem muito mais acesso à informação. Elas pesquisam e analisam muitas possibilidades antes de adquirir um produto ou serviço e as empresas entendem que o aquilo que elas comercializam precisa aparecer nesses resultados.  

Caso real

A empresa mineira Proteg, especializada em proteção radiológica, é um exemplo de empreendimento que viu seus números mudarem graças ao marketing digital. Mais especificamente ao SEO - a otimização para os mecanismos de busca. 

A responsável pelo negócio, Inês Maria de Castro, percebeu a necessidade de aparecer no Google quando os seus clientes em potencial pesquisassem por seu serviço ou por algum assunto relacionado, como por exemplo o nome de aparelhos comumente usados no diagnóstico de doenças, como raio x ou ressonância. 

Em cerca de 6 meses viu o número de acessos ao site subir 92,10% e os contatos de pessoas interessada aumentou graças a essas novas visitas.

Umas das principais vantagens do marketing digital é a possibilidade de analisar a efetividade das ações através de métricas como taxas de conversão, de visitas, de cliques em email, etc. É algo que não é tão fácil de fazer com nos modelos de negócios e de publicidade tradicional, já que é bem difícil saber quantas pessoas visualizaram um outdoor, por exemplo. Assim, é possível analisar e alterar o que não está surtindo o efeito esperado.  

 

Fonte: https://www.terra.com.br/noticias/dino/pequenas-empresas-tem-sido-transformadas-com-o-marketing-digital,57e589813a1ae1066422cb8a68fc86bfejbb5huy.html

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